top of page
Buscar
Grupo Team Volwes

A democratização da informação na internet e seus impactos na sociedade



No início do milênio, o avanço tecnológico caminhava lentamente. Não existiam ferramentas como celulares e computadores com a chamada internet "banda-larga" e era comum utilizar listas ou guias de bairro para encontrar determinados endereços e a maioria dos recursos utilizados eram normalmente para uso individual, bastante limitados e sem muita eficiência. Atualmente esse cenário é visto com outros olhos. As cidades têm como fator importante a interação sócio-virtual, promovida pela evolução da internet e suas tecnologias. Isso tem posto em Sinergia indivíduos de idades, instruções e necessidades completamente diferentes com infinitas ferramentas. Tornou-se mais ágil, dinâmica e precisa, possibilitando aos usuários maior interação a distância e em tempo real. Hoje, com a facilidade de acesso a informações, é possível um maior entretenimento em diversos níveis, globalização do comércio e liberdade do usuário para dialogar e opinar nas mídias sociais. Com isso, o usuário da internet torna-se autônomo, com facilidade em aplicar novas ideias, abrangendo e moldurando a realização de novos projetos em qualquer área, seja social, individual ou profissional.


Os recursos criados na tecnologia e informação, são explorados e desenvolvidos através da inteligência e características da população. A inteligência coletiva é baseada no diálogo e na ação das pessoas para organização e desenvolvimento de algo, por exemplo, o uso de mecanismos de busca existentes na web podem fornecer informações sobre diversos assuntos, com abordagens mais precisas ou genéricas e isso pode variar com necessidade do usuário no momento. É comum o auxílio de fóruns ou comunidades virtuais para que as pessoas consigam esclarecer dúvidas e expressar opiniões, afim de encontrar uma solução baseando-se em experiências semelhantes. Com diversos conteúdos à disposição na rede, é possível economizar tempo e até mesmo dinheiro para se informar e adquirir conhecimento.

Na contramão dos benefícios que a internet trouxe à população, existem alguns pontos negativos. Um deles é o uso da ferramenta para fins maléficos, já que dados e informações estão mais vulneráveis devido a facilidade de acesso. Perfis em redes sociais, acesso a bancos e informações pessoais ficam expostas a todo momento. É simples criar uma conta falsa, e em redes sociais é comum ver os chamados "Haters", que criam um perfil "fake" para espalhar ódio e preconceito em comentários e postagens, infringindo a política os termos de uso do site. Infelizmente existem pessoas que são especialistas em invadir sites e cometer crimes online, gerando uma série de outros problemas.


Outro fator consideravelmente negativo é a relação de afeto entre pessoas. No filme "Her.", em português "Ela" do diretor Spike Jonze, lançado em 2014, explora muito bem a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia. A vida do personagem Theodore (Joaquin Phoenix), vira de cabeça para baixo quando ele se apaixona por um sistema operacional. Sua relação e comportamento com as pessoas mais próximas mudam, e seu foco diário fica para o mundo virtual. Trazendo isso para realidade, é possível observar que a conversa pessoal está sendo estreitada e ofuscada por mensagens online, tirando o "brilho" da presença física. Nesse mesmo contexto, pode-se falar sobre o uso incorreto da escrita, adaptado com abreviações, principalmente utilizada pelos mais jovens e aficionados. A despreocupação com a ortografia e gramática podem interferir em aspectos profissionais e educacionais, já que não existe um filtro ou vocabulário para empregar uma linguagem mais adequada na rede.


Com toda democratização da informação, qualquer conteúdo pode ser comentado e compartilhado em um click, sem breve análise, podendo "viralizar" e atingir milhões de pessoas, mas a exposição dessas informações pode ser duvidosa. Da mesma forma com que o conteúdo é criado e publicado, é recebido e compartilhado com muita agilidade tornando um ciclo vicioso, sem o devido interesse em saber a fonte daquela notícia ou a veracidade do assunto e a sociedade tende a sofrer com isso. O uso indevido desses meios pode desencadear em boatos, mentiras e opiniões sem fundamento, causando um grande conflito virtual. É nesse ponto que entra a questão de a internet não substituir o livro, o jornal ou os artigos de revistas, promovendo a manutenção da leitura, costume imprescindível para a obtenção de conhecimento.


É notável que a internet vem trazendo grandes benefícios para sociedade e as pessoas estão aceitando essas condições, mais é importante levantar questões em relação a convivência e reeducação. É de interesse e obrigação das autoridades criar políticas e programas de uso consciente para orientar os usuários da internet, fiscalizar pessoas com interesses maléficos afim de aplicar leis mais duras contra esses criminosos e por último, mas não menos importante, vem a obrigação dos pais em acompanhar e fiscalizar o acesso de seus filhos nas redes sociais, impondo limites e expondo situações de risco. Eles serão formadores de opinião futuramente, é extremamente importante para sociedade ter usuários responsáveis. O uso consciente sem exageros pode tornar o convívio da sociedade mais integral, podendo ter novas possibilidades de interação, mas sem perder o respeito e o afeto ao próximo.


Integrantes do grupo:

ALESSANDER DE AZEVEDO AGUIAR RGM: 1603909-2

CAIQUE AMORIM FARIA RGM: 1619206-1

JESSICA ISABELY LIMA RINIERI RGM:1618832-2

LETICIA REGINA LUCIO VENEZIANO RGM:1611081-1

LUCAS LIMA MIRANDA RGM:1605433-4

LUCAS RAUCCI BRANCO RGM: 1620142-6

LUIZ HENRIQUE FARIAS DE SANTANA RGM: 1604949-7

MAYRA JAILINE D. DA SILVA SOUSA RGM: 1523283-6

RICHARD XAVIER DA SILVA RGM: 1605268-4

VINICIUS SANTOS RGM: 1643844-2

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page