top of page

A Verdadeira Cibercidade


Cibercidade, o que realmente ela é? Podemos apresentá- la como uma nova forma de vida, estaria correta essa concepção? Cibercidade nada mais é que um complemento, um conjunto inteligente que se agrega ao espaço público que vivemos. Refere-se a espaços urbanos repletos de informações para o compartilhamento, download e acessível a qualquer hora. No livro Cidade Digital, o autor André Lemos explica que “o objetivo não é desconstruir velhas formas urbanas, mas sim criar ambientes que envolvam o indivíduo em plena mobilidade, interligando máquinas, pessoas e equipamentos urbanos”. Praticamente são centros urbanos com internet disponíveis gratuitamente ligados ao uso massivo de tecnologias móveis de comunicação. Diversos estudos são feitos, e projetos são analisados em função de entender como esse conjunto inteligente pode transformar a vida de pessoas, as cidades, a sociedade.


A população era restringida do universo Móbil, porém, os aparelhos móveis se tornaram acessíveis, espalhando hábitos pela sociedade do universo tecnológico. Os smartphones e a sua popularização gerou uma crescente demanda por conteúdo móvel. Aplicativos como o Google Maps, por exemplo, disponibiliza mapas e rotas que visa orientar e localizar o usuário, permite até comparar preços da corrida do transporte particular (Uber) com o táxi tradicional, em parceria com o app 99Taxis. O resultado mostra a faixa de preço do trajeto nos dois serviços e a estimativa de tempo, tudo pela interface do Maps, sem precisar abrir outros. Não poderemos deixar de citar estes: Here Maps, Moovit, e o Waze, que cria rotas inteligentes e alternativas para fugir de congestionamentos nas principais cidades.


Outro aspecto é a digitalização dos serviços públicos, Os órgãos públicos costumam ter canais de reclamações. Pode ser um telefone ou por e-mail. Para facilitar, começaram a surgir aplicativos de cobrança e fiscalização dos serviços e instituições públicas. O Euvoto.org é um deles. Achou se necessário discutir e votar nos projetos de lei em debate na Câmara de Vereadores de São Paulo. Vereadores precisam saber o que a população pensa sobre as decisões tomadas. “Informar mais as pessoas, criar mais transparência com o que está acontecendo na Câmara Municipal e abrir novos espaços de participação para aqueles que querem participar e hoje não tem essa possibilidade”, afirma Ariel Kogan, O coordenador do projeto. Isso mostra o quão a cibercidade exerce, e tem o seu papel na cidadania incitando a interação, o respeito, a transparência e a participação dos cidadãos.


Uma série de facilidades é oferecida. Graças à tecnologia, podemos ter acesso às informações mais precisas sobre os destinos de viagens programadas por aplicativos que, podem ser facilmente baixados nos smartphones. Uma programação cultural, busca por reservas de passagens, hotéis e outros serviços. Podemos elaborar roteiros explorando a cidade á pé, ou utilizando meios de transporte públicos, configurar alertas diários e semanais sobre promoções.


Em 2014, O Brasil estava vivenciando a Copa do mundo. Estudantes de Porto Alegre criaram um sistema para auxiliar torcedores estrangeiros na escolha de um cardápio disponível em seis idiomas. Outro ponto interessante foi a ideia de criar um aplicativo para achar serviço de emergência com urgência pensando - se na imensidão da cidade, amenizando a dificuldade de acessar as informações rapidamente. Isso permitiu que a necessidade fosse suprida no país, em tempo real, na vida de nativos de outros países. Com este fato, concluímos que a influência da cibercidades não há fronteiras.


As tecnologias dominam a nossa vida, influenciando a nossa forma de comunicação e consequentemente o nosso modo de viver. Basta apenas ter o acesso às diversas formas que nos são apresentadas, constantemente em contínua evolução. O que podemos entender de tudo isso, é uma parte do nosso espaço que está sendo descoberto e ampliado, e que continuamente será explorado pelas nossas necessidades diárias em conjunto, desprezando o isolamento social e qualquer ideologia deste porte. “Cibercidade, é um agregado do espaço urbano que influencia o cultural, o social e o intelectual.”

Integrantes do grupo:

Ágata Tayashi Andrade Louzano 1623778-1 Bianca Vian Rossim De Araujo 1648688-9 Grazielly Bezerra Jorge Ferreira 1608612-1 Kênia Pereira Dos Santos 1604996-9 Lucas Francisco Ruziska Gomes 1635637-3 Meiriane Fernandes Dos Santos 1604829-6 Natália Rocha Da Silva 1606222-1 Normando Pereira Dias Júnior 16386515-0

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page