Internet: A Aproximação Antissocial
- Grupo Contra Mão
- 10 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Antes da internet pode-se dizer que o mundo era um lugar simples, no que se diz respeito as interações sociais. Hoje temos, o que pode ser considerado, a sorte de ter todo o conhecimento do mundo a um toque de distância, porém não são apenas as vantagens que merecem ser enaltecidas mas também as possíveis desvantagens, como a perda da interação social. Mas, até que ponto as redes sociais e suas ferramentas realmente colaboram para um melhor desempenho social, seja para construir novas amizades ou firmar as já existentes?
A imagem clichê de famílias sentadas as mesas olhando todos para as telas de seus respectivos celulares é cômica, porém real, o contato social físico foi quase que totalmente substituído pela interação social, aonde é preferível conversar com contatos fisicamente distantes ao invés de conversar com pessoas que estão ao seu lado.
No ambiente escolar os celulares se tornaram os piores inimigos dos professores, o habito de estar sempre conectado faz com que os alunos coloquem os fones e troquem mensagens entre si ignorando o conteúdo e tendo um desempenho medíocre quando exigido seu conhecimento seja testado em provas ou atividades. Claro que não há apenas pontos negativos, hoje em dia a tecnologia foi incorporado há alguns sistemas de ensino como o superior, permitindo uma maior facilidade para o aluno ao acessar conteúdo, claro que esse sistema é monitorado e tem sua função bem estabelecida.
Em determinadas empresas, foi necessário bloquear o acesso dos funcionários a determinados sites, pois eles não exerciam suas funções no prazo ou com a eficiência determinadas devido a procrastinação que a liberdade de acesso causava, assim, para manter prazos e entregas de atividades, chefes foram forçados a limitar a quantidade de atividades digitais permitidas dentro da empresa.
Agora, pensando na sociedade como um todo, as mudanças não foram tão sutis, em espaços públicos pode sentir isso desde a infraestrutura até o comportamento sofreram influencias diretas do extremo vicio a redes sociais, com espaços wi-fi incorporados a áreas de alimentação e livrarias o indivíduo é levado novamente a interação digital e esquece de apreciar os espaços públicos como um todo. O próprio jeito de conhecer pessoas mudou com as redes sociais, que permitiram ter uma leve analise dos gostos de outra pessoa conforme sua “timeline” e curtidas, o endereço de e-mail tornou-se fundamental para manter contato profissional e agora utensílios domésticos são comprados via internet. Com todas essas mudanças na sociedade podemos ver que a interação social por meio da internet não é mais uma opção, para viver nos dias de hoje as pessoas precisam obrigatoriamente estar conectadas.

Integrantes do grupo:
Alessandra Oliveira da Silva 1619533-7 Calebe de Jesus Carvalho 1632450-1 Emily França de Oliveira 1638402-4 Gabrielle Morais 1637280-8 Giovanna Silva Sousa 1641820-4 Hugo Viana da Silva 1608336-9 Letícia Vicente Batista 1642378-0 Lucas Araujo do Nascimento 1661677-4 Lucas Piccin 1626755-9
Comments