Praticidade ou Consequência? Os perigos da era virtual
- Grupo Femme
- 10 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Nos dias atuais notamos um enorme crescimento na tecnologia. A internet nos oferece recursos necessários para tornar a vida prática, no entanto essa praticidade tem nos tornado dependente, de modo que a falta deste recurso torna-se um problema. A rede que parece ser um elemento de conexão pode favorecer o individualismo.
É comum vermos perfis sociais nos quais o usuário mostra uma vida que não possui, criando versões melhores de si mesmos ou em alguns casos perfis falsos, preocupados com a popularidade nas redes sociais, partem em uma incessante busca por ‘’curtidas’’, e com isso uma rede que fora criada na intenção de facilitar a interação social torna-se uma espécie de ‘’luta por status’’.
Com o crescimento das mídias sociais, alguns sites e aplicativos estão sendo uma ótima ferramenta para a interação online, permitindo a criação de grupos e comunidades, com amigos, familiares e pessoas com o mesmo interesse em um determinado assunto, assim facilitando a criação de novos laços e o cultivo dos antigos. Embora seja um bom recurso para manter relações, isso pode vir a se tornar um problema quando deixamos que interfira em nosso estilo de vida.
Sendo uma rede livre, a internet tem o poder de expor conceitos, pensamentos e compartilhar valores. Muitas pessoas usam seus argumentos com o intuito de manifestar suas opiniões, críticas e preconceitos, muitas delas não possuem conhecimento necessário para saber que suas postagens não dizem respeito somente a si próprio. No mundo virtual podem se concentrar muitos discursos explícitos de ódio, que incitam a discriminação. Por permitir o anonimato e parecer um meio que prevalece a impunidade, as redes sociais apresentam enorme presença de discursos racistas, machistas, xenofóbicos e homofóbicos, intolerantes com certas religiões, costumes e até com deficientes físicos e mentais. O que antes seria um caso individual, no mundo virtual atinge milhares de pessoas e influencia negativamente muitos indivíduos.
Portanto concluímos que a Internet é um fenômeno que revoluciona a vida no mundo, transforma hábitos e costumes. É um meio fantástico de comunicação, que aproxima pessoas de mundos distantes, mas também distancia aquelas que vivem próximas.

Integrantes do grupo:
Aline Fernandes 1641334-2 Ana Paula Mana 1644335-7 Crislaine Freitas 1606162-4 Daniela Almeida 1613363-3 Emilly Ferreira 1637113-5 Ingrid Santos 1637759-1 Paula de Oliveira 1639140-3 Wilton Santos 1615498-3
Comentarios