top of page

A inteligência coletiva irá prevalecer

  • Grupo Comunix
  • 10 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

No início dos anos 2000, as novas tecnologias apresentadas no século XX começaram a ganhar força. Computadores pessoais, smartphones e outros aparelhos surgiram para facilitar a vivência no mundo virtual. Com base nesse histórico, podemos afirmar que este é o começo de uma nova sociedade, pois ainda faltam 84 anos para o fim do século XXI, levando a certeza que a Internet desenvolverá a inteligência coletiva, sociedade em que os gênios individuais serão substituídos por grupos que produzem conhecimento coletivamente.


O advento destas novas tecnologias proporcionou aos cidadãos ferramentas online para o acesso à cultura e ao lazer, oferecendo-lhes o bem estar social. Os recursos são disponíveis na Internet por meio de sites que contêm agendas culturais, levando a comunidade a interagir com o espaço urbano, bons exemplos são: sites como “Catraca Livre” e “Centro cultural São Paulo”. Além dessas ferramentas, é concedido aos cidadãos acesso à Internet para desfrutar desses mecanismos em telecentros e redes wi-fi livres em espaços públicos.


Um dos aspectos importantes da sociedade coletiva é o compartilhamento do conhecimento que, atualmente, é proporcionado mediante bibliotecas online e cursos EAD, dentre outras plataformas. Logo, o conhecimento está disponível de modo mais democrático, gerando cidadãos com senso crítico mais aprimorado.


A inteligência coletiva é sinônimo de informação, interação social, exercício da cidadania e mudança. Com ela somos capazes de participar de decisões tomadas por nossos governantes, podemos explanar nossas opiniões e clamar por melhorias no sistema. A sociedade coletiva nos permite juntar ideias e promover ações que garantem nossos direitos como cidadãos. Vários exemplos de sucesso por intermédio deste conhecimento coletivo podem ser citados, o mais recente é a reorganização escolar, em que o governo do estado de São Paulo tomou uma decisão que não favorecia a população, que por sua vez criou movimentos de protestos por meio das redes sociais e deixaram claro o que queriam, de forma que nossos governantes mudassem algumas de suas atitudes. Por fim, está claro que a inteligência coletiva auxilia a sociedade a obter grandes conquistas.

Integrantes do grupo:

André Felipe da Costa Pereira 1648595-5 Angel Pinheiro da Silva 1650390-2 Felipe Marques da Silva Pereira 1607694-0 Jéssica Aila Feitosa 1610581-8 Júlia Epifânia Silva 1601707-2 Thabita de Moura Batista 1648262-0

 
 
 

Comentários


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags

Leituras Ilustradas 2016. Universidade Cruzeiro do Sul - Comunicação

bottom of page