top of page

Cibercidades um modelo de inteligencia coletiva



Nas grandes cidades e já observamos que nas pequenas também a tecnologia está sendo implantada com muita velocidade, são cidades conectadas em todas as relações sociais e se interagindo ligando pessoas, máquinas e ambientes e o mais importante é que a tecnologia não muda o comportamento das pessoas, eles se aprimoram, pois recebem mais informações, mais cultura e isso ocorre desde quando o homem descobriu sua capacidade de sobrevivência, de desenvolver ferramentas, de usar sua inteligência para a construção de materiais e com o tempo se aperfeiçoaram, as cidades surgiram a produção aumentou, e a informação chegou mais rápido com a TV, jornal, revista e rádio, e desenvolveram a tecnologia e depois a internet e assim as cidades se desenvolveram melhor, então podemos afirmar que a cidade depende do homem e o homem da cidade. Por exemplo as vendas online, conforme os dados a seguir: a taxa de crescimento anual do varejo online brasileira é esperada de 17.5% ao longo dos próximos 5 anos. Isso levará as vendas online a $22 bilhões em 2016. Os principais setores que atraem o comércio eletrônico brasileiro desde o ano passado têm sido os de aparelhos eletrônicos (15%), computadores (12%), eletrônica (8%) e moda e acessórios (7%). A internet também é um meio das pessoas se mobilizarem em prol de uma causa, em São Paulo, ocorrida em 13/06, que conseguiu mais de 250 mil confirmações de participação via Facebook e levou mais de 100 mil pessoas para as ruas, ganhou força aqui no Brasil também, assim como já havia acontecido nas manifestações da chamada “Primavera Árabe”, O rápido crescimento da informática estaria levando a sociedade a um novo patamar a ideia de que a “nova revolução” será organizada e praticada na internet.

O relatório é de avaliação de vendas em 5000 lojas associadas e da experiência de consumidores em todo o país por meio de questionários. Creio que para o crescimento de uma marca a internet tem sido algo essencial para o marketing em massa, vemos como exemplo as 3 marcas mais populares do Instagram Nike com 44 milhões de seguidores, Victoria's Secret com 37 milhões e a Adidas com 11 milhões. O campo para venda atingido é muito grande qualquer vestimenta postada na rede social pode se tornar uma tendência em segundos por conta dessa popularidade, hoje no mundo a internet é de fácil acesso para a maioria por isso comercialmente tem sido uma grande vantagem a divulgação por esse meio de comunicação.


Fala-se que somos solitários com a internet, pelo contrario, a internet e as redes sociais mudaram a forma das pessoas se relacionarem, por exemplo o aplicativo whatsapp que tem atualmente mais de 1 bilhão de usuários que podem se comunicar independente da distância.


Também uma foto por exemplo, de uma cidade que não conhecemos, só de ver a foto estamos investindo no social, no cultural, no intelectual, e no técnico , você também pode postar uma foto sua em uma manifestação publica, como já ocorreu ultimamente, assim estamos promovendo um acontecimento, promovendo debates, conversando com outras pessoas, informando o que se esta acontecendo na política, no social, na saúde de um país, isso são exemplos de cidadãos digitais, que aquecem as cidades com informações coletivas em questão de milésimos de segundos.


As cibercidades também deixam rastros, como aconteceu com a política do Brasil, houve há um ano atrás manifestações querendo o impeachment de nossa presidenta, como vários cidadãos estavam conectados, a informações e se expandiu pela internet, sites nas redes sociais contra e a favor da presidenta circularam imagens, gravações, textos, e informações enviadas pela policia, mostravam os rastros da corrupção e com isso abriu-se um processo que trouxe a tona toda corrupção de um partido político, hoje 80% da população esta mobilizada, há discussões nas ruas, nas redes sociais, debates, vídeos, encontros organizados pelos movimentos sociais através da internet, tudo isso foi possível porque todos estavam conectados, e a internet deixou rastros que se potencializa e se expande.


As cidades estão sempre em estado de mudança se reinventando ficando cada dia mais conectada, e essa conexão cada dia se aprimorando, para ser mais veloz, para a informação chegar mais rápido, para os cidadãos digitais que são a sociedade da informação onde as informações, acontecimentos, denuncias, noticias, fotos, são um aprimoramento da vida social.


Então podemos caracterizar cibercidades, aquelas cidades onde estão ligadas na tecnologia digital, onde a infraestrutura está ligada totalmente na tecnologia.


Integrantes do grupo:

ARTHUR B. NETO 16139194

ALEXANDRE M. A. PINTO 16375726

BEATRIZ J. MORALES 16064577

GIOVANNA C. M. FAIFER 16157711

MURILO A. DIAS 16202759

RAUNY RENTERO 16347544

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page