top of page

Conectividade Solidária


A prática de troca de informações é antiga. Nós nos comunicamos de inúmeras formas e sempre com evolução. A troca de informações deixou de ser limitada com a chegada da internet, pois ao navegar recebemos conteúdos relevantes e outros sem importância alguma, porém tudo é acompanhado instantaneamente. Podemos ter acesso à informação de todo o mundo como notícias, adquirir conhecimentos culturais, facilidade em realizar atividades no dia a dia, reencontros pessoais e tudo o que a distância e a comunicação restrita não nos permitem. Como citado no texto “Cibercidades: Um Modelo de Inteligência Coletiva” do autor André Lemos, “temos a nossa disposição uma nova rede técnica - o ciberespaço, e uma nova rede social – as diversas formas de sociabilidade online”. A rede nos ajuda a viver e a realizar tarefas de uma forma ágil.


Acompanhando os acontecimentos do mundo instantaneamente podemos agir com mais rapidez, como em momentos de tragédias climáticas e atentados, que precisamos de uma forma rápida e fácil de informar os acontecimentos ao mundo. Um exemplo disso é a Organização Médicos Sem Fronteiras, que atende vários países que passam por desastres naturais e conflitos armados, e com a ajuda da internet garante que a informação chegue a mais de 36 mil profissionais de áreas e nacionalidades que fazem parte da organização como os médicos que largam tudo imediatamente para ajudar as vítimas das tragédias. 90% do financiamento do MSF é adquirida a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas do mundo inteiro, doações estas que são feitas via internet e rapidamente o valor é disponibilizado para compras de alimentos e medicamentos da ONG que está em mais de 70 países. Essa comunicação com os médicos e os doadores só é possível graças à internet, que disponibiliza essa conectividade com o mundo.


Sabendo da popularidade das redes sociais, da sua força e influência sobre os usuários da internet, cinco amigos tiveram a ideia de criar o movimento Salve Mais Um. Cientes da dificuldade de encontrar doadores de sangue em nosso país, fizeram além de uma página no facebook, um site que facilita o contato entre doadores e receptores, querendo criar um exército de salvadores de vidas. As pessoas que precisam de doação de sangue fazem a solicitação, postando sua foto e qual seu tipo sanguíneo compatível e aguardam o aparecimento de um doador. A página no facebook conta com mais de 22 mil curtidas e têm ajudado muitas pessoas que precisam de doação, mas não conseguem nos hemocentros próximos de onde moram. Essa iniciativa mostra que a internet se expande para as mais diversas áreas e aproxima as pessoas em todos os tipos de situações.


Com esses exemplos, vemos que o mundo virtual nos oferece meios de ajudar a população com apenas alguns cliques, fazendo com que as necessidades sociais e de comunicação sejam mais fáceis de serem supridas. Mesmo que alguns não tenham esse conhecimento benéfico, a internet é uma tecnologia que veio para nos ajudar a resolver múltiplos casos de forma rápida e eficaz, também diminuindo a distância entre as nações e deixando as pessoas mais próximas.


A internet está sendo uma ferramenta muito importante e necessária para a humanidade nos dias atuais e cria uma nova forma de enxergar o mundo, trazendo novos conceitos e maneiras de viver, pensar e se comunicar. Com ela, recebemos, transmitimos e transbordamos informações a todo momento, em uma conectividade e coletividade constante. Estamos vivendo em uma era que a internet muda o mundo, e pode-se afirmar que ainda mudará muito mais. Dessa forma, o destino da internet será determinado, principalmente, pelo que você e eu quisermos fazer com ela.


Integrantes do grupo:

Bárbara Martins 1654369-6

Estefani Gregório 1632273-8

Igor Nascimento 1653669-0

Jéssica Carmona 1637923-3

Lais Moreira 1630929-4

Luana Carvalho 1621185-5

Lukas Cruz 1623754-4

Natasha Navarro 1625628-0

Nathalia Oliveira 1639241-8

Wesley Rodrigues 1632435-8

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page