top of page

A digitalização das sociedades




Brasil, século XXI.


Chegamos a um desenvolvimento exorbitante da tecnologia, comparado ao início dela há décadas.


Tomamos como ponto de partida novos projetos que estão sendo discutidos em relação as chamadas Cibercidades ou Cidades Digitais, com isso impactando a sociedade contemporânea.


Atualmente já encontramos indícios de que estamos vivendo em uma Cibercidade. Torna-se cada vez mais corriqueira a utilização das redes sociais e comunidades virtuais como meio de comunicação única, fazendo com que estejamos sempre conectados a uma rede de dados ou conexões sem fio. As bibliotecas, cursos, portais de notícias, serviços bancários, compra e venda de produtos diversos, home office e até mesmo formas de entretenimento como jogos, filmes/séries, música, entre outros, são exemplos da conectividade.

Essa ascensão trouxe diversos benefícios, pois o número de pessoas com acesso à internet vem aumentando constantemente.


Pesquisas mostram que ao mesmo tempo em que a internet veio como facilitadora, muitas pessoas se isolam da realidade, tornando a vida virtual sua única forma de sociabilidade. A intensidade do consumo de internet prejudica diretamente a vida pessoal do indivíduo. Há também, registros de pessoas que passaram a socializar com mais frequência após o uso, aprimorando os laços afetivos de um relacionamento à distância com familiares, amigos e conhecidos.


A utilização deve ser baseada na conscientização do usuário, visto que o hábito desenfreado pode ocasionar alguns imprevistos, afinal, quem nunca se deparou com alguém andando na rua olhando para o celular? À medida que o vício aumenta as pessoas já não interagem mais em restaurantes, bares, no convívio social de uma forma geral e no convívio familiar.


A questão é saber educar e posicionar de forma correta o homem a essa nova realidade, implementando de maneira eficaz a compreensão e análise do nosso cenário, que contempla duas visões: a que devemos desfrutar do avanço tecnológico e em paralelo, o consumo ostensivo, prejudicando de forma gritante e privando a socialização, isso quando falamos do contato real e humanístico.


Não se esqueça de que a internet é um livro aberto, sua privacidade está em jogo e o anonimato do próximo é real, sendo assim, utilize-a a seu favor.


Integrantes do grupo:

LEANDRO PIRES DA SILVA LUZ 16126041

KAROLAYNE DOS SANTOS SILVA 16143183

JÚLIA COSTA DE CARVALHO 16183924

JESSICA PESSOA PINHEIRO 16285280

CAIO CÉSAR SILVA SOUZA 16371054

JULIANA DA S. GUARDACIONI 16451520

NATHALIA DOS SANTOS SOUZA 16495357

ISABELA COSTA DE SOUZA 16572203

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page