top of page

Ao seu critério



Desde quando a internet teve o seu avanço fazemos o seguinte questionamento “ela aproxima ou afasta?” Criamos um mundo virtual onde possamos ser quem quisermos, onde não temos medo de falar e conhecemos sobre tudo, mas e quando desligamos o computador ou quando a bateria do celular acaba? O que fazemos? O que pensamos? Quem somos?


Passamos por um momento em que a sociedade vive uma necessidade de interação virtual crescente, sabemos que a internet faz-se presente em praticamente todos os aspectos do dia a dia, desde contato entre familiares a contatos e relações profissionais e de amizade. Estamos em um mundo onde viver desconectado é praticamente estar a parte das relações e acontecimentos de nossa sociedade, neste panorama, temos esta tecnologia como um facilitador e intensificador das relações sociais.


Com sua presença, a captação de informações é realizada de maneira mais constante e prática, o que antes levaríamos dias ou horas, hoje obtemos em segundos. A facilidade de obter esses dados salta aos olhos daqueles que conseguem conhecer e ter acesso à tecnologia. Diante dessa questão, notamos um movimento crescente na busca pela acessibilidade à rede, esse fato é constantemente abordado fazendo com que projetos para promover o contato e a interação através do uso da internet sejam vistos e desenvolvidos em diversos pontos. Hoje em dia. é comum sentar-se em uma praça ou parque e encontrar áreas de acesso gratuito ao Wi-fi, nas bibliotecas esse acesso também se faz presente e, aos poucos, os livros físicos estão dando espaço aos e-books.


Partindo do ponto de vista social, a utilização da internet é positiva ao integrar e promover a facilitação no acesso à informação, porém precisamos manter ressalvas a respeito desta questão.


Uma vez inseridos na rede, podemos desenvolver e sustentar personalidades criadas que por diversas vezes auxiliam na busca e obtenção do conhecimento empírico, o conhecimento "nosso de cada dia". Com base nessa colocação, sabemos que a faceta facilitadora da internet revela-se ao integrar pessoas com dificuldade de interação, seja por sua personalidade recatada ou por outros fatores físicos e psicológicos que possam interferir em sua socialização.


A necessidade de se socializar é constante e intrínseca ao ser humano, necessitamos de exemplos para constituir nosso pensar e a forma como nos colocamos perante a sociedade. Com a possibilidade ilimitada de expandir os horizontes muitas vezes vemos pessoas perdidas no ciberespaço, conforme o uso dado a esta ferramenta é possível perceber que aos poucos alguns vão perdendo hábitos antigos, como ler ou pesquisar em livros e até mesmo telefonar. Muitos deixam de conversar frente a frente para substituir esta interação por uma breve conversa através de aplicativos.


Diante dessas tendências, deixamos uma reflexão: Entendemos que a interação virtual é atualmente complementar à interação física, porém nos vale lembrar que para tudo existem ressalvas e delimitações. Muitas vezes vemos substituições exageradas que devem ser controladas e evitadas por cada um de nós. Cabe a cada ser refletir e repensar até que ponto sua vida não é integrada, mas sim dependente do ciberespaço. Não entendemos como ruins os meios que a cyber cidade oferece, mas as realidades são bem divergentes, devemos confessar que a internet e os meios de comunicação que ela trouxe foram bem convenientes para a sociedade até mesmo para evolução humana, nos tempos atuais tudo pode ser localizado online, WWW (World Wide Web; rede de alcance mundial) estamos todos conectados, foram tantos avanços e muitos estão surgindo como aplicativos, redes sociais, tudo para compartilhar com o mundo quem somos ou o que queremos que pensem sobre nós. Temos ao nosso alcance as duas possibilidades e sabendo dosá-las podemos aproveitar do melhor que as duas realidades tem a oferecer.




Integrantes do grupo:

Mariana Lienemann Ramires RGM: 160232-18

Luis Henrique Godoi RGM: 162035-26

Stephanie Correia dos Santos RGM: 162083-31

Mylena Santos RGM: 162709-91

Amanda Pinto de Freitas RGM: 163901-05

Aline Barbosa RGM: 164210-43

Nathielly Janutte RGM: 164577-73

Stephanny Gonçalves RGM:166187-51

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page