top of page

A Internet Como Solução




O mundo, desde épocas mais antigas, se encontra em constante mudança, principalmente quando o assunto se trata de ciência e sociedade. O homem, através do tempo e amadurecimento, vem abrindo novos horizontes para o seu desenvolvimento. Nossa sociedade transforma-se segundo mudanças sociais, políticas e tecnológicas, sendo elas interligadas.


A internet surgiu em meio a guerra fria com objetivos militares, onde forças dos Estados Unidos utilizavam da comunicação para manterem-se inteirados sobre possíveis ataques dentre os outros meios de telecomunicação. Com o aperfeiçoamento desta tecnologia, acabou sendo implantada como um modelo de facilitação comunicacional e convívio social através de um intermediário.


Com a chegada da internet e de seus inúmeros aplicativos, as cidades urbanas estão se recriando e virando cibercidades. Mas, afinal, o que são cibercidades?


Cibercidade é um termo designado da palavra "cibercultura". Sendo "ciber" uma abreviação da ciência cibernética - tecnologia avançada. A cibercultura é a junção da tecnologia virtual e da cultura. Logo, cibercidade é um conceito que visa colocar o acento sobre as formas de impacto das novas redes telemáticas no espaço urbano, com a interação cultural, política e econômica. A criação desses meios está relacionada aos fenômenos do ciberespaço - comunicação por redes móveis, celulares, computadores e afins.


Essa forma de comunicação cria novas formas de relações sociais, novos códigos e novas estruturas. Por exemplo, antigamente, para pagarmos um boleto, deveríamos nos dirigir à alguma agência bancária ou casa lotérica. Hoje, no conforto de nossos lares, podemos acessar a página virtual através de nossos computadores, tablets e celulares, realizando o pagamento da fatura.


Atualmente, o senso crítico comum tem tendência à visualizar a internet como algo prejudicial às relações interpessoais. A estimulação de contato interpessoal não tem ocorrido deixando cada internauta fechado apenas em sua rede de contato, acarretando alguns problemas sérios como o isolamento no ambiente urbano. Mas, a internet também pode proporcionar soluções para alguns problemas, tal como a substituição de uma carta - que levará meses para chegar ao destinatário - por um e-mail.


Visto que nos moldamos aos avanços tecnológicos e informacionais, a internet exerce um forte papel em nosso meio, e vem ganhando cada vez mais espaço. A individualidade fica cada vez mais visível no cotidiano das pessoas pelo uso compulsivo de seus navegadores. A consciência sobre um uso moderado e saudável deve ser controlada pelos seus usuários, afim de não estabelecer um alto consumo negativo, esquecimento da vida fora dos intermediários.


Além de alguns pontos, a internet tem efeito positivo sobre a interação social, estimulando a inteligência coletiva através de um modelo em análise criado pelas ideias do sociólogo Pierre Lévy. Esse modelo visa valorizar os quatro principais capitais de uma sociedade, sendo eles social, intelectual, cultural e técnico.


O capital social visa a busca pela identidade social em manifestações de discussões políticas através de fóruns de discussão virtual. O capital cultural valoriza a história de uma determinada região, buscando virtualizar galerias e museus para que esses não sejam esquecidos e sirvam de facil acesso à comunidade. O capital intelectual é o conhecimento individual adquirido ao longo da vida de um sujeito, como a formação acadêmica. Por fim, o capital técnico é relacionado a potência técnica, como uso da internet livre em praças.


Para que esse modelo seja possível, é necessário o uso das novas tecnologias. Vale lembrar que não é uma substituição dos espaços urbanos por espaços virtuais, mas uma fusão entre ambos.


O compartilhamento de visão de ideias sugeridas, através de pesquisas pelos campos de rede, podem agregar não só conhecimento mas indivíduos mais informados em determinados assuntos propostos pelos organizadores.


Integrantes do grupo:

Adriana de Oliveira Alvino RGM: 16450043

Ana Karoline Morais dos Santos RGM: 16438647

Gustavo Henrique Vieira de Freitas RGM: 16235444

Joyce Rufino da Silva RGM: 16321588

Juliana Salgueiro RGM: 16236211

Michelle Gonçalves Santana RGM: 16003209

Walker Carrara RGM: 16137850


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page