top of page

Internet e sua importância para o desenvolvimento intelectual global


Com o desenvolvimento das sociedades, houve a necessidade de criar um agente que facilitasse a comunicação. Assim, esse agente, comumente denominado internet, possibilitou o surgimento das “cibercidades”[1], que é uma nova ideia de interação no espaço social. Essa interação nos proporcionou a fácil disseminação da informação e assim, cria um local internacional e sem limites para o desenvolvimento e aprimoramento de ideias.


O surgimento da internet fez com que o processo de globalização tomasse ainda mais força, visto que une diversas civilizações, culturas e pensamentos em um único lugar e com acesso a todas as pessoas, segundo Pierre Lévy (1994, p. 28), “a inteligência coletiva é uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em mobilização efetiva das competências”[2], isso nos tornou capazes de aprimorar idéias, acelerando o processo de desenvolvimento da informação pelo mundo. Hoje, uma pesquisa feita na Universidade de Cambridge, no Reino Unido pode ser avaliada pela USP quase em tempo real, por causa do fácil acesso à informação propiciada pela internet.


Temos diversos exemplos de como a internet tem auxiliado na produção de conhecimento. Um desses exemplos trata de um estudo em que pesquisadores norte-americanos, interessados em descobrir os efeitos alucinógenos da sálvia, utilizaram, como uma das fontes de pesquisas mais importantes, vídeos que foram postados no YouTube, pois, segundo eles, seria muito difícil conseguir resultados tão naturais para análise. Ainda, a Dra. Silvia Porto Meirelles Leite[3] argumenta em seu artigo para a XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação que a ciência tem sido muito favorecida com a internet, já que essa facilita a comunicação entre pesquisadores de todo o mundo, fazendo com que estudos científicos possam utilizar diferentes métodos de pesquisas, sem que para isso, precise-se ir até o local.

Não queremos aqui dizer que a internet possui apenas pontos positivos. Diversas pesquisas revelam que, devido a utilização em demasia de redes sociais e congêneres, muitos jovens estão tendo sua capacidade de comunicação interpessoal atingida, inclusive sendo noticia de alguns meios de comunicação. Porém, é inegável que a capacidade de construção e desenvolvimento de idéias foi fortemente aprimorada, através de uma comunicação mais eficiente e mundial.


Constatamos, portanto, que a internet trouxe uma mudança significativa para o âmbito do conhecimento, sendo esse fato irrefutável. Cabe aos seus usuários a correta utilização para que dessa forma, problemas como o isolamento social possam ser evitados e mais idéias interessantes possam fluir através desse meio de comunicação.



[1] Cidade digital.

[2] Disponível em: < educatecsev.blogspot.com.br/2016/03/inteligencia-coletiva.html > acesso em: 14 de abril 2016

[3] Professora adjunta do centro de Educação a Distância e coordenadora da Especialização em Mídia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), mestre em educação (PPGE/UFRGS).

Integrantes do grupo:

Caique de Oliveira RGM: 16458087

Simone Nunes RGM: 16516788

Victória Dias RGM: 16516923

Marcos Gabriel RGM: 16538251

Pâmela Genitis RGM: 16551842

Andressa Freitas RGM: 16561813

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page