top of page

A evolução em alguns cliques


Em nosso cotidiano, a internet está presente praticamente em todos os lugares devido às necessidades que temos em estar sempre nos comunicando com outras pessoas, por diversos motivos, tais como trabalho, distração, entretenimento, entre outros. O uso da web tornou-se essencial e benéfico na vida de grande parte da população, pois essa nos possibilita uma comunicação rápida e eficaz e facilita o acesso em desenvolver tarefas.


As facilidades atuais na realização de serviços e a prontidão proporcionada pela tecnologia, alicerçadas à internet nos leva a crer que já implantamos o conceito de inteligência coletiva, uma vez que Steven Johnson defende como inteligência coletiva o raciocínio individual em que vários integrantes interagem entre si e compartilham ideias dentro de um mesmo espaço formando assim uma conexão de rede.


Se observarmos os conceitos empregados por Steven e por Pierre Levy, veremos que desde o processo de globalização o mundo abriu-se a novas possibilidades, oferecendo uma comunicação universal sem fronteiras, expandindo o conhecimento e houve uma integração social, econômica e cultural entre os continentes eliminando a necessidade de deslocamento. Entendemos que já havia uma conexão de rede e um trabalho realizado em equipe para proporcionar a sociedade um novo modelo de vida, visando a facilidade e a redução do tempo.

A ideia de Cibercidades apresentada por André Lemos, que propõem a reconfiguração do espaço urbano para a implantação do espaço digital é um grande passo para o desenvolvimento, pois permite de fato a inclusão digital e todos poderão usufruir dos benefícios propiciados pela internet.


Atualmente com a automatização de sistemas e os grandes avanços tecnológicos é possível operar diversas tarefas, diminuir o stress e o tempo que seria gasto através do fácil acesso ao mundo virtual. Analisando em nosso meio, quem nunca usou aplicativos para serviços de home banking, compras on-line, aulas à distância, ou mesmo em uma longa viagem de ônibus acessou redes sociais, trocou ideias com amigos, leu um livro, um jornal ou uma revista digital? Tudo isso em um minúsculo computador móvel, o celular. A proposta das cidades digitais tem como objetivo melhorar a sociabilidade, a cultura, o conteúdo e proporcionar um mundo intelectual que agregue conhecimentos.


Manuel Castells faz um levantamento de alguns efeitos negativos que a rede provoca na vida de muitos indivíduos como a incomunicabilidade e o isolamento social, que seriam resultados do mau uso da internet, mas sabemos que uma pessoa centrada, com equilíbrio e autocontrole fará uso consciente da web. É fato que precisamos de conhecimentos e bons profissionais que façam um acompanhamento para que esse meio tão eficaz possa desempenhar sua verdadeira função, mas isso não significa que a Internet prejudica nosso crescimento. No Brasil, principalmente onde a adaptação a qualquer novidade é rápida e o aprendizado é lento, é preciso discernimento e ações públicas onde os conceitos de cibercidades sejam empregados corretamente e que todos possam usufruir desse avanço com sabedoria.


Integrantes do grupo:

Elioneide Beserra da Silva RGM: 1600514-7

Joana Carolina Teixeira Mota RGM: 1600806-5

Caroline Rios Ribeiro RGM: 1625714-6

Thalyta da Silva Santos Oliveira RGM: 1631945-1

Isabelle Christine dos Reis Perim RGM: 1650514-0

Cristiane Silva Amaral RGM: 1650751-7

Maríllia Alves Vieira RGM: 1653819-6

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page