top of page

O excesso virtual e suas consequências




A Cibercidade foi desenvolvida com o objetivo de ser um modelo de inteligência coletiva facilitador de interação entre os indivíduos nos meios sociais, mas atualmente o seu uso desenfreado está gerando um aumento do individualismo, não somente nas redes, mas no quesito presencial também. A comunicação atualmente usada é indireta e mediada, o tipo de comunicação que necessita de algo como celular, notebook, redes sociais, etc, para transmitir indiretamente aquilo que queremos dizer. Usamos cada vez menos a comunicação interpessoal, necessitando cada vez mais da virtual.


A internet foi criada para auxiliar e ampliar a comunicação em diversos sentidos, mas atualmente vivemos em uma sociedade que passa 24 horas por dia conectada, principalmente às redes sociais. Em vários lugares há possibilidade de conectividade, sendo assim pode se afirmar que a base da sociedade, exclui aos poucos, nossas mais simples formas de interação. Isso afeta não só a perda de interesse pela vida social fora da rede, mas causa também dependência emocional (no caso das pessoas que se sentem bem apenas quando estão conectadas), racional (no caso de pessoas que só conseguem trabalhar e estudar quando têm as ferramentas das redes como auxílio). Sabemos que nem sempre conseguimos transmitir sentimentos por telefone ou internet, mas é o que a dependência nos estimula a fazer.


A contradição tem início quando, de certa forma, aproximamos quem não pode estar presencialmente conosco (quase sempre pelo fator da distância) e distanciamos quem está próximo, por exemplo, quando se deixa de visitar algum familiar ou amigo, por achar mais cômodo enviar uma mensagem, ou deixando de consultar livros por ter um acesso fácil à internet. Não generalizando, mas os responsáveis pela criação de nossos jovens, atualmente, precisam se dedicar mais na orientação sobre o uso consciente e moderado da internet. Podemos observar crianças optando por não estarem interagindo entre si, para ficar em casa conectadas em diversos tipos de conexão que vão de jogos até redes sociais, perdendo certas experiências da infância. Observamos este comportamento nos adultos, quando famílias se reúnem e não conversam, mas estão sempre on-line nas redes sociais, atualizando todos os usuários sobre o seu cotidiano, quando muitas vezes seus familiares ao lado não sabem como andam suas vidas.


Hoje, ao chegar a um parque para caminhar ou estar em contato com a natureza, também estamos expostos à conectividade. Temos conexão Wi-Fi em praças, parques e lugares que costumam ser muito frequentados. Consequentemente observamos pessoas priorizando o desequilíbrio entre as redes e sua vida pessoal e social, sentadas perdendo o pôr do sol por estarem com o celular conectado ao Facebook. Livros podem fornecer informações mais concretas do que na rede. A sociedade precisa compreender a importância de um almoço em família, tanto quanto a necessidade de estar conectado com amigos e parentes distantes. Precisamos enfatizar os impactos que o uso indevido das redes pode causar. Por sua natureza, o ser humano é individual, e aprendemos com o tempo que viver em uma sociedade requer uma mentalidade altruísta. A população pode sim caminhar juntamente com o desenvolvimento das novas tecnologias e cibercidades, mas nós, como cidadãos, não podemos deixar o equilíbrio de lado quando tratamos do futuro de nossa real conexão, nossa conexão afetiva e pessoal com o mundo à nossa volta.


“Rede social não é lugar para desnudar a alma, publique ideias, mas guarde o coração para quem está perto o suficiente para olhar em seus olhos(...)Quem joga sua alma no ventilador da internet corre o risco de nunca mais conseguir juntar seus pedaços. Preserve-se, intimidade não é para amigos do Facebook e sim para amigos do face a face.” (Miguel Falabella)


Integrantes do grupo:

Bruno Oliveira Glória RGM: 16236343

Caroline Ferreira Correia da Silva RGM: 16189116

Leticia Aparecida Lanzieri Scudeiro RGM: 16385781

Nathaline Leslie Rocha Aguilera RGM: 16448545

Pedro VIctor Alves de Oliveira RGM: 16034708

Victoria Regina da Silva RGM: 16151534

Vitória da Conceição dos Santos RGM: 16387261

Miclelle da Silva Almeida RGM: 1603460-8

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page