Cidades e comunicação no século XXI: Inteligência coletiva ou individualismo em rede?
- Grupo Vision
- 11 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

A internet é uma ferramenta extremamente importante e prestativa nos dias atuais, ela tornou muito mais prático a comunicação entre as pessoas, a busca por novos conhecimentos e o compartilhamento de dados, informações e momentos com outras pessoas.
Apesar de nos facilitar a vida, a internet também possui pontos negativos e um deles é que apesar de nos aproximar das pessoas distantes à nós, elas faz com que nos distanciemos das próximas, nos tornando assim menos sociáveis .No livro “Alone Together” escrito por Sherry Turkle, socióloga e professora no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), afirma que as pessoas estão se tornando menos humanas. De acordo com Sherry, as pessoas estão ficando menos comunicativas e mais isoladas. Ela propõe a tese de que as redes sociais criam uma ilusão de sociabilidade entre as pessoas e que todos esse envolvimento com a “cyber-realidade” é prejudicial para as pessoas, pois esse contato social é uma reprodução podre da realidade. “O comportamento que se tornou típico era algo que antes víamos como patológico. Nós inventamos tecnologias incríveis, mas também permitimos que ela nos diminua”, completa a socióloga.
Diversas vezes nos deparamos em situações em que percebemos as pessoas se isolando de um ciclo social real para interagir com outro ciclo virtual, um bom exemplo seria quando vamos à uma festa e podemos observar diversas pessoas com seus celulares na mão se comunicando com outras que não estão ali presentes, deixando muitas vezes até de aproveitar o momento no qual se está vivenciando. Além desse isolamento social que o individuo faz, também podemos observar mais dificuldade para que os indivíduos se comuniquem pessoalmente com outros e a dificuldade de socialização quando o individuo é inserido em um novo ambiente no qual ele não esteja familiarizado.
O Japão, que é o maior pólo tecnológico do mundo, vem enfrentando um problema de baixa natalidade, pois de acordo com pesquisas realizadas, os jovens japoneses preferem ter relacionamentos virtuais com personagens criadas em 3D à se relacionar com garotas reais. Pesquisas mostram que, nos últimos 20 anos, o número de bebês nascidos vem caindo cada vez mais, assim como o número de casamentos. Isso é um exemplo de como o avanço tecnológico é maléfico para as relações humanas e como ele interfere em nossas nações.
A individualidade em rede é uma causa da modernidade, e com o avanço de novas tecnologias, a tendência é que as pessoas se tornem cada vez menos sociáveis e tenham mais dificuldade para interagir umas com as outras presencialmente.

Integrantes da equipe:
Amanda Marques RGM: 1653815-3
Beatriz Matos RGM: 1643636-9
Akeme dos Santos RGM: 1641106-4
Heloisa Lorena RGM: 1636497-0
Matheus Zeller RGM: 1633222-9
Maria Lidia RGM: 1631138-8
Vinicius Santos RGM: 1626230-1
Natalia Sousa RGM: 1624799-0
Ilandia Guimarães RGM: 1620503-1
Felippe Manoel RGM: 1617523-9
Comments