top of page

Influência da internet na vida infantil




Neste artigo trataremos das influências da internet sob a vida infantil, o modo com que as novas tecnologias impactam na vida social, escolar e familiar das crianças. Atualmente crianças têm deixado de lado brincadeiras tradicionalmente infantis (queimada, futebol, pega-­pega, esconde-­esconde, entre outras). Por conta do uso de aparelhos digitais como tablets, celulares e vídeo games. Estas mudanças auxiliam no desenvolvimento infantil, contudo atrapalham em outras atividades que deveriam ser desenvolvidas nesta faixa etária.


Positivamente falando o uso da internet como auxilio a vida escolar de crianças com faixa etária entre 9 e 12 anos.Estas podem utilizar os meios digitais para pesquisas e fácil acesso a novas informações, adquirindo uma aprendizagem mais significativa. Se usada de forma correta, a internet amplia uma maior desenvoltura se comparada as crianças de décadas atrás. Porém em faixas etárias anteriores, crianças inferiores a estas idades, podemos observar a inclusão desde cedo aos meios tecnológicos, pois as crianças em fase de aprendizagem tendem a ter maior facilidade e habilidade de se adaptar com novos meios de informação, possibilitando futuramente um maior desenvolvimento tecnológico. Porém cabe ressaltar que é de responsabilidade dos pais o controle do tempo gasto e do conteúdo utilizado nesses meios.


As influências negativas do uso da internet são vistas em diversos aspectos. Os prejuízos trazidos com o uso excessivo dos meios tecnológicos podem ser observados principalmente na vida adulta, através de problemas sociais como depressão, obesidade e problemas com a sociabilidade, que podem ser a influência do acesso a internet em idades inadequadas. Muitas dessas crianças tem na internet o único meio de informação, trazendo a impossibilidade de um olhar crítico e ampliado sobre determinados assuntos. Vêem a internet como o único meio de informação correta. Atitudes de pesquisas limitadas, interferem em seu processo de aprendizagem.


O uso da internet pelas crianças vem sendo continuo, sem uma boa administração de seu tempo. Atividades fundamentais como brincar, estudar e conviver com a família estão sendo substituídos pelo uso das redes sociais e jogos on­line. O uso da internet em momentos inadequados também suprem no desempenho acadêmico. Crianças que não se desconectam das informações digitais desenvolvem de forma negativa suas atividades. O uso de redes sociais interfere na comunicação infantil. Menores de 12 anos estão criando suas redes de contato off­line e desenvolvendo sua forma de se comunicar, conhecendo suas identidades. O uso exclusivo da comunicação virtual nega a possibilidade de desenvolvimento da comunicação “Cara a cara”. É de extrema importância que o contato off­line não seja substituído pelo on­line. As redes sociais possuem uma forma única de se comunicar, trazendo expressões como “vc”, “tbm”, “ñ”, entre outras. O uso da linguagem virtual desde cedo, atrapalha o desenvolvimento educacional das crianças. Pesquisas apontam que o uso excessivo desta linguagem em redes, faz com que as crianças transportem este meio de comunicação informal para suas redações escolares e trabalhos, abrindo mão da forma culta da língua.


Quanto maior o uso da internet para se comunicar com parentes e amigos, maiores são os riscos para as crianças. Muitas das crianças que se comunicam em redes sociais afirmam não ter contato apenas com pessoas de sua vida cotidiana, aumentando os riscos de abusos. Crianças que utilizam a internet não possuem noção dos riscos que correm ao conversar com estranhos e se expor ao desconhecido. Muitos pais, perante as novas tecnologias entregam a seus filhos uma “válvula de escape”, permitindo que encontrem tempo livre ao deixarem seus filhos alienados em jogos e sites. O cotidiano agitado de trabalho e responsabilidades dos pais, fazem com que eles percam o controle dos conteúdos acessados por seus filhos na internet, ficando expostos a perigos.


A responsabilidade paterna a partir do século XXI, agregou aos responsáveis o controle de informações e acessos que seus filhos podem alcançar. Existem hoje sites e aplicativos que auxiliam no controle do conteúdo inapropriado que pode ser visualizado por crianças, bloqueando então estes acessos à elas. Com isto diminuirá os perigos que rodeiam as crianças nas redes sociais e fará com que os pais as controlem para adquirirem o uso da internet apenas para o necessário e em tempo determinado. Sendo assim ajudará as crianças retomarem suas infâncias e mantê-las informadas no meio tecnológico.


Integrantes da equipe:

Sergio Ricardo Ferreira Battara RGM:1235028;

Gustavo Scher RGM: 16056019;

Yasmin Rocha da Silva RGM: 16084624;

Marcelo Muraro Junior RGM: 16112431;

Suelen da Silva Anjos RGM: 16217985;

Juliana Azevedo Costa dos Santos RGM: 16239377;

Victoria Moraes Rodrigues de Oliveira RGM:16429338;

Marcus Vinícius Cardoso RGM:16451511.


Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page