top of page

O admirável mundo colorido


Nos últimos anos, o público infantil passou a ficar mais tempo conectado as mídias digitais e aos meios de comunicação vinculados à internet, gerando falta de contato com a cultura lúdica e, consequentemente, mudança no comportamento social, em decorrência do uso excessivo de tais tecnologias.

O uso descontrolado da rede faz com que as principais situações sociais como refeições, encontros com amigos e passeios familiares, percam sua essência, por cederem lugar aos jogos, às novas formas de comunicação e à interatividade virtual. Mas qual o impacto que esse novo meio de comunicação gera na formação da personalidade social infantil, na interação da criança com o mundo real?

A excessiva valorização das atividades lúdicas virtuais aumenta o isolamento e amplia a renúncia de relações sociais reais com suas famílias. Uma pesquisa realizada pelo AVG Technologies, com famílias de todo o mundo mostrou que 66% das crianças entre 3 a 5 anos de idade conseguem utilizar os jogos de computador, mas apenas 14% são capazes de amarrar os seus sapatos sozinhos, o mesmo levantamento apontou que 97% das crianças entre 6 a 9 anos de idade usam a internet e 54% tem perfis no Facebook.

Esses pequenos usuários enxergam nos jogos virtuais um mundo colorido e cheio de situações do que não temos na vida real, um mundo onde você é o que quiser ser, seguindo por esses trilhos sem ao menos saber onde pisar, eles vão descobrindo novos sites, novos jogos e cada vez mais se distanciando da interação com o mundo.

Com a rede totalmente disponível, muitas vezes pela ausência dos pais, essas mesmas crianças crescem e se tornam adolescentes sem limites no mundo virtual. A utilização dessas novas tecnologias sem a supervisão de seus responsáveis traz como consequência um comportamento compulsivo, a falta de controle e a intolerância com coisas simples que não atendam às suas necessidades. Além disso, há o perigo das crianças sofrerem agressões virtuais durante as partidas online. Jogos que promovem a interação, como o HABBO ou o Club Penguin, podem ser espaço para as crianças terem contato com o cyberbullying, gerando transtornos emocionais que podem afetar a sua vida adulta.

Cabe ao adulto direcionar a criança às suas novas experiências com o mundo virtual e limitar conteúdos, acessos e o tempo de uso dos brinquedos tecnológicos. A internet pode ser de grande valor, se for direcionada para a aprendizagem, mas pode ser nociva às crianças se elas não forem educadas para o seu bom uso. A criança é o espelho de sua família, se todos limitarem o tempo de uso das tecnologias, a criança também o fará, pois o seu aprendizado é, principalmente, imitativo.

Integrantes do grupo:

NÃO HÁ RGM - PEDIR PRA COLOCAR

Posts Destacados 
Posts Recentes 
Siga
  • Facebook Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page